Fale conosco

Inovação azul por um mundo mais verde. Esse é o pensamento que motivou a criação da família Eco Recycle. Os lançamentos da linha reinventam o ciclo de vida dos tecidos Vicunha, transformando e dando longevidade ao algodão, fundamental para a produção têxtil. Pautada no conceito de desperdício zero, os artigos foram desenvolvidos por meio de processos inovadores e sustentáveis, resultando em produtos que abrem as portas para o futuro do denim.

Pensando em ampliar o aproveitamento do algodão, a Vicunha Têxtil é pioneira em investir na reciclagem de resíduos, criando índigos produzidos com fios a partir do desfibramento. Esta novidade surgiu para atender a crescente demanda do mercado externo por alternativas que respeitam o meio ambiente. Aparas de tecidos, resíduos do processo de fiação e sobras de fios são desfibrados e transformados novamente em fibra, reiniciando o ciclo de fiação.

Além do reuso de materiais, a produção da linha Eco Recycle conta com tecnologia de ponta nos processos de tingimento e acabamento. No tingimento do fio de urdume, a seleção de químicos especialmente desenvolvida sob as mais rigorosas normas de qualidade e ambientais, contribuem para a redução de 80% do consumo da água comparado com um processo standard. Praticamente 100% do corante índigo é absorvido e fixado na fibra, evitando o uso da água e energia para aquecimento em banhos subsequentes na eliminação do excesso não fixado. No acabamento, a união da fórmula exclusiva de químicos com nova tecnologia de processo reduz o consumo de energia na secagem dos produtos, e novamente o meio ambiente é significativamente beneficiado.

Assim como em todos os processos de fabricação da Vicunha Têxtil, 100% da água utilizada na produção da linha Eco-Recycle é tratada e 70% reutilizada. Life Eco e Wild Eco são produzidos em uma cadeia que reduz o impacto ambiental com uso de menos algodão virgem, ocupação consciente do solo e driblando a poluição que o transporte acarreta, ao reutilizar material já existente no local de produção. Além disso, a Vicunha utiliza algodão certificado BCI (Better Cotton Initiative) em toda sua produção, proveniente de fornecedores que respeitam uma mão de obra justa, o meio ambiente e combatem o trabalho escravo e infantil. A Vicunha Têxtil reconhece a importância do reaproveitamento e da reciclagem e chega com essa alternativa para fortalecer a sustentabilidade na indústria da moda.